Em Limoeiro, Paulinho dá o tom. É xote, baião e xaxado, é festa do Acordeon


Com realização prefeitura de Limoeiro, através da secretaria de Cultura e Juventude, e com o apoio do Governo do Estado, por meio dos polos de São João de Pernambuco, o as comemorações juninas de Limoeiro visam resgatar, fomentar e difundir a cultura Junina do município em todos os seus segmentos. As comemorações juninas de Limoeiro (São João, São Pedro e Santo Antônio) em 2012, serão realizadas entre os dias 22 a 30 de junho, e homenageia o sanfoneiro Paulo Joaquim de Santana, mais conhecido como “Paulinho do Acordeon”, um dos grandes sanfoneiros do interior pernambucano, discípulo de Luís Gonzaga e presente na história da cidade e do Estado.

Nos últimos anos, o evento ganhou projeção pela organização, diversidade e ampla programação, entrando para o hall das principais festas juninas do interior. E para reforçar a homenagem, a prefeitura de Limoeiro assegura: “No interior Paulinho dá o Tom. É xote, baião e xaxado, é festa do Acordeon”. A ornamentação trará o colorido, levando a avenida todo o brilho e alegria, presentes nas cores das típicas bandeiras juninas, que já são marcas registradas na festa.A Ornamentação que terá início nos trevos de acesso a cidade, onde serão colocadas fogueiras, balões e bandeiras distribuídas em todosos espaços. Todo o corredor junino que se situa na Avenida Severino Pinheiro até a Praça da Bandeira, com cerca de 1 km, estará ocupado por 4 polos de animação, sendo complementados pelo Mercado Público que abrigará um quinto polo. Na Praça da Bandeira terá o grande palco do São João. 

A programação oficial será divulgada no sábado, dia 26 de maio, durante evento no Restaurante Sal e Brasa, no Recife, com a participação da imprensa pernambucana. A expectativa para as atrações é grande, a exemplo do ano anterior,quando o município recebeu grandes nomes da música nacional, tais como a dupla Zezé di Camargo e Luciano, o cantor Fábio Júnior, além do grupo Amigos Sertanejos. A abertura o oficial do São João de Limoeiro 2012 se dará com a 4º Caminhada das Bandeiras, que sairá da Igreja de Santo Antônio. Nela estarão presentes três pelotões/bandeiras dos santos homenageados: São João, São Pedro e Santo Antônio, que estarão acompanhadas por Banda de Pífano, Grupo de Coco, Grupo de Ciranda, Orquestra de Metais, Noivas e Noivos Matutos e o público em geral, em clima de muita animação.

O corredor junino iniciará com um grande pórtico de 6 metros de altura por 16 de largura, com banners que informarão ao público detalhes do evento. Todo o corredor será coberto por bandeiras, que visualmente apresentará na via o efeito de um imenso Chalé. No decorrer da Avenida Severino Pinheiro serão montados os tradicionais polos.

Polo da Rodoviária – Localizado no Terminal Rodoviário da Limoeiro, no início da avenida principal da cidade, tem como meta recepcionar os turistas que vem à Limoeiro prestigiar nossas tradições juninas, mostrando a eles uma prévia do que será nossa festa, tudo ao ritmo do nosso forró pé de serra e todos os demais ritmos, acompanhados da apresentação do artista Marcos da Boneca.

Parque de Diversão – Todos os detalhes foram pensados. Para a criançada e valorizando ainda mais o público infantil que vier prestigiar a festa, acomodamos um parque de diversão com os mais variados brinquedos.

Polo das Quadrilhas – Cercado por 30metros de arquibancada, o “simpático” “Quadrilhodromo”, como foi apelidado, comporta cerca de 500 pessoas devidamente acomodada, para assistirem as apresentações de quadrilhas, casamentos matutos, bois de caboclinhos e as diversas brincadeiras que irão se apresentar no corredor junino e naquele polo.

Palhoção do Boi Misterioso – Com 25 metros de comprimento e 10 metros de largura, o tradicional Palhoção, que homenageia grandes nomes da cultura popular limoeirense, em 2012 prestará homenagem ao centenário do Boi Misterioso. Fundado em 1912, ele é considerado o primeiro boi de caboclinho que se registra na história de folguedo na cidade. Sendo assim, teremos o Palhoção do Boi Misterioso. Nesta palhoça aconteceram apresentações populares de raiz, como grupos de forró pé de serra, ciranda, coco, repentistas, mamulengo ebanda de pífano durante os sete dias de arrasta pé.

Cine São Luis – Inovação é uma das características da comemoração junina. Por isso, este ano, as artes cinematográficas também ganham destaque. O Cine Difusora relembrando o passado da cidade e fazendo menção ao antigo Cine Teatro São Luis, realizará exibições que homenageiam os 100 anos de Mazzaropi, numa programação diversificada e popular, preparada especialmente para todos que vierem conferir o melhor São João do interior.

Vila Cenográfica Poço do Pau
 – Em seu quarto ano, a Vila Cenográfica de Poço do Pau ganhará vida novamente. Sendo ponto de encontro para todos que visitam a festa matuta. Durante várias noites, ela estará repleta de personagens marcantes do passado e do presente da Princesa do Capibaribe. 

Palco Principal – Localizado na Praça da Bandeira, ponto principal de culminância dos festejos juninos de Limoeiro, apresentará uma megaestrutura de palco, iluminação e sonorização, para abrigar grandes atrações, a nível regional e nacional.

Polo do Mercado Público – Está localizado no coração da cidade, ao lado da sede da prefeitura de Limoeiro, sendo o 5º polo junino. Nele, a personagem Chiquita Matuta fará a festa, literalmente, ao som do forró pé de serra, do xote, do baião e de diversos ritmos que estarão sendo tocados ao vivo por grupos musicais.
  
E tem mais – O grande corredor junino, que é a Avenida Severino Pinheiro, contará com a presença de personagens como a Nega Maluca e sua banda, interagindo entre o público. Já a irreverente Filó fica por dentro de todos os fatos, entrevistando o povo, e fazendo a gravação de um vídeo-documentário e de programas que serão exibidos na TV Vitória (Vitória de Santo Antão). Neste corredor ainda irão se realizar brincadeiras típicas do São João, a exemplo da corrida de saco, quebra panela, corrida de jerico, e nas proximidades do Palhoção do Boi Misterioso estará posicionado um grande pau de sebo para a diversão do povo. Todas as brincadeiras terão premiação em dinheiro e serão realizadas nos dias de São João e de São Pedro. 

Matando a Fome – O entorno da Praça da Bandeira será transformado em uma praça de alimentação, iniciando em frente à sede do Colombo Sport Clube e contornando a mesma com variadas barracas de lanche.
Secretaria de Cultura e Juventude / Departamento de Imprensa / Imagem Arquivo PML

Nenhum comentário